- O que é Miastenia Grave?
A Miastenia Grave é uma doença que acomete os nervos e os músculos, portanto, é uma doença neuromuscular, de origem auto-imune. Ela se caracteriza por fraqueza acentuada que aparece depois do exercício físico ou mesmo no final do dia, portanto, sua principal característica é a fadiga.
Como toda doença auto-imune, a Miastenia acontece em virtude da produção de anticorpos contra o próprio organismo, mais precisamente, contra uma estrutura do músculo chamada de receptor de acetilcolina, que é a região onde o nervo eferente se liga no músculo.
- Como um indivíduo se torna portador de Miastenia Grave?
- Os sintomas da Miastenia Grave são causados por um defeito de transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos, podendo estes permanecer normais. A transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos é normalmente feito por uma substância, a Acetilcolina, na junção neuromuscular provocando uma contração do músculo. Na Miastenia Grave o número de receptores da Acetilcolina ou sítios dos quais a substância pode ser recebida encontram-se reduzidos, e isto devido a um ataque dos receptores da Acetilcolina, por anticorpos, produzidos pelo sistema imunitário do próprio indivíduo. Este é o sistema normalmente envolvido na luta contra as infecções.
- Quais são os sintomas da doença?
O inicio da Miastenia Grave pode ser súbito com fraqueza muscular severa e generalizada, mas mais freqüentemente os sintomas iniciais são variáveis tornando o diagnóstico da doença difícil.
O primeiro sintoma freqüentemente verificado é a fraqueza dos músculos dos olhos. A doença pode permanecer ou progredir para os músculos da deglutição, fonação, mastigação ou dos membros. Os sintomas variam de doente para doente, mas podem incluir a queda de uma ou ambas as pálpebras (ptose), desdobramento das imagens ou visão dupla (diplopia), fraqueza dos músculos que mobilizam os globos oculares (estrabismo), dificuldade em engolir com regurgitação dos líquidos pelo nariz (disfagia), dificuldade em falar, com voz nasalada (disfonia), fraqueza nos músculos da mastigação e tendência para ter a boca aberta, ou do pescoço com queda da cabeça para diante, fraqueza dos músculos dos membros, com dificuldade para subir degraus ou andar, ou elevar os braços para pentear, barbear ou escrever e por fim fraqueza dos músculos respiratórios o que representa um perigo significativo.
A fraqueza muscular pode desenvolver-se durante dias ou semanas ou manter-se no mesmo nível durante longos períodos de tempo.
- O que é Crise Miastênica?
Uma crise miasténica ocorre quando um doente com Miastenia Grave começa com dificuldade em respirar, não responde à medicação e necessita ser hospitalizado para assistência respiratória, em geral mecânica.
- As pacientes portadoras da doença podem engravidar?
Sim. Mas os médicos aconselham o parto cesariano.
- Os filhos de mães miastênicas serão portadores da doença também?
Como os anticorpos que causam esta doença podem atravessar a placenta, 20% dos recém-nascidos filhos de mães com miastenia grave apresentam a doença ao nascimento. Contudo, como os anticorpos maternos desaparecem gradualmente e o recém-nascido não produz anticorpos deste tipo, a fraqueza muscular geralmente é temporária ou transitória.
O uso de medicamentos e da cirurgia do Timo, isolados ou em conjunto são razoavelmente eficazes no tratamento da Miastenia Grave..
- Existe possibilidade de cura?
Alguns casos de miastenia grave podem entrar em remissão temporária e a fraqueza muscular pode desaparecer totalmente, de modo a que a medicação pode ser descontinuada. Remissões completas, estáveis e duradouras são o objectivo final da timectomia.
Como ter qualidade de vida sendo portador de miastenia grave?
Com a medicação os portadores da doença podem ter uma vida quase normal, e quem vai definir seus limites são os próprios pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário